30/08/2010

Verdades e mentiras sobre a menstruação.

Amiga,
se tem uma coisa que me deixa com os nervos a flor da pele é a tal da menstruação.
E existem mitos que precisam ser esclarecidos.
Se você tem dúvidas sobre a menstruação leia toda essa reportagem que separei para você.
* * * * * * * * * * * * * * *

1) A menstruação serve para a mulher limpar o corpo do sangue que não é útil.
FALSO Não tem nada a ver. O fluxo perdido durante a menstruação é o sangue usado pelo organismo na preparação do útero para uma possível gestação. Na ausência de gravidez, ele é expelido naturalmente e não apresenta qualquer propriedade de purificação.

2) Mulheres que moram ou trabalham juntas costumam menstruar ao mesmo tempo.
VERDADEIRO Aquelas que passam muito tempo juntas têm realmente a tendência de sincronizar seus ciclos menstruais. Por mais que busquem respostas, os especialistas ainda não sabem explicar exatamente por que isso ocorre.

3) A mulher menstruada deve evitar pisar descalça no chão frio. VERDADEIRO Embora a menstruação não a impeça de ter uma vida absolutamente normal, nesse período acontece uma baixa na resistência imunológica do organismo, propiciando os resfriados. Além disso, o contato prolongado dos pés com a friagem poderia ainda causar as cólicas.

4) A menstruação favorece o aparecimento de espinhas.
VERDADEIRO A variação hormonal típica do período costuma estimular o surgimento da acne em mulheres com pele oleosa. Um tratamento combinado entre o dermatologista e o ginecologista pode amenizar o problema.

5) Não se deve lavar a cabeça durante a menstruação.
FALSO Nessa fase pode-se e devese levar uma vida absolutamente normal. Lavar a cabeça na menstruação é 'tão arriscado' como lavá- la em qualquer outro dia. A mulher também não precisa abrir mão de nadar, dançar ou praticar qualquer outro tipo de esporte.

6) Tomar sorvete ou ingerir bebidas geladas na menstruação pode causar hemorragias.
FALSO Outra crendice popular sem qualquer base científica.

7) Os homens têm mais prazer em transar com mulher menstruada.
DEPENDE Alguns homens não gostam do aspecto do sangue, pelo fato desse líquido estar fortemente associado a ferimento e dor, desencadeando assim fantasias inibitórias. Há outros, no entanto, que se sentem até atraídos pelo período - afinal, não há risco da mulher engravidar. De qualquer maneira, se o clima entre o casal for 'caliente' é bem provável que o parceiro não pense em nada...

8) A mulher menstruada faz desandar receita de bolo e maionese.
FALSO É totalmente infundada a crença de que um bolo não cresce e a maionese desanda se forem preparados por uma mulher 'naqueles dias'. Nem tampouco flores e plantas murcham se tocadas por ela durante o período.

9) Abster-se de relações sexuais impede a menstruação.
FALSO Não faz sentido: a menstruação depende do ciclo hormonal e não das relações sexuais.

10) O sangue menstrual é nocivo ao pênis.
FALSO Essa idéia foi criada a partir da mais completa desinformação e possivelmente pelos temores masculinos centrados no conceito de 'sujeira'. O sangue menstrual nada tem de nocivo. Ou seja, é limpo e puro. Portanto, os contatos sexuais podem ser mantidos no período de sangramento sem que haja qualquer impedimento.

11) Não é normal o sangramento durar apenas um dia.
DEPENDE Como a menstruação acontece entre três e cinco dias, em média, ciclos maiores ou menores de tempo podem ser uma característica pessoal. Porém, também podem indicar algum problema de saúde. Na dúvida, procure um ginecologista.

12) Ao final do período, as mulheres se sentem sonolentas ou indispostas.
DEPENDE Embora não seja regra, aquelas com um fluxo intenso podem sentir-se cansadas ou desanimadas no pós-menstrual devido à perda de sangue.

13) Menstruação com cheiro muito forte significa infecção.
DEPENDE A menstruação tem seu odor característico, mas se você notar diferença no cheiro e aumento no fluxo de sangue, é recomendável consultar um especialista para fazer alguns exames.

14) Mulher que menstrua tarde demora mais a entrar na menopausa.
VERDADEIRO Essa regra, porém, não se aplica no caso das fumantes: segundo pesquisas, as que tiveram contato com nicotina por anos a fio podem entrar na menopausa mais cedo do que as nãofumantes, independentemente da idade da primeira menstruação.

15) Com a chegada da menopausa acaba o desejo sexual da mulher.
FALSO O desejo sexual é desencadeado por paixão, sentidos e fantasias e existe em todas as fases da vida de uma pessoa. O fim da menstruação (ou seja, a menopausa) significa apenas que a mulher não pode mais engravidar.

16) Quem toma anticoncepcional pode sangrar quando está no período fértil.
VERDADEIRO Esse sangramento, no entanto, é de caráter transitório. Caso demore mais do que um dia e ocorra com freqüência, é bom consultar um ginecologista. E mesmo mulheres que não tomam pílulas podem apresentar um pequeno sangramento durante a ovulação. Só que não é menstruação. O intervalo é de no mínimo 22 dias, a partir do primeiro dia da última menstruação.


17) Sangue claro na menstruação indica anemia.
FALSO Isso quer dizer apenas que a menstruação está descendo devagar ou que o fluxo é menos intenso, misturando-se à secreção vaginal e assumindo uma coloração mais rosada do que vermelha.

18) Mulher grávida pode ficar menstruada.
FALSO A menstruação é conseqüência da descamação da camada interna do útero (endométrio), que só acontece quando não houve a fecundação. Em algumas mulheres, a implantação do óvulo no útero pode provocar um pequeno sangramento normalmente confundido com a menstruação. Sangue durante a gestação não é normal e merece atenção médica.

19) A ovulação provoca cólica como a menstrual.
DEPENDE A ovulação pode, sim, ser dolorida para algumas mulheres, enquanto para outras ela passa totalmente despercebida.

20) Absorventes internos podem romper o hímen.
FALSO O hímen possui uma abertura que permite a passagem do fluxo menstrual e a introdução de um absorvente interno. Se a garota tiver dúvidas, deve ir ao ginecologista para aprender a usá-lo.

21) Absorventes internos provocam câncer.
FALSO Uma denúncia que circula pela Internet diz que esses absorventes possuem substâncias cancerígenas que aumentariam o sangramento, obrigando a mulher a comprar maior quantidade do produto. No entanto, o FDA, órgão que controla remédios e alimentos nos Estados Unidos, garante que não passa de boato: os absorventes internos contêm apenas algodão e rayon (polpa de madeira alvejada).

22) Absorventes internos podem levar à Síndrome do Choque Tóxico.
VERDADEIRO Embora mulheres que não usam absorventes internos também possam apresentar o problema, a incidência da Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é maior entre as que utilizam esses produtos. A SCT é uma infecção rara, mas bastante séria, que pode ser fatal. O agente é a bactéria Staphylococcus aureus, que encontra nos absorventes internos um ambiente propício para liberar toxinas nocivas. A dica é dar preferência a produtos de menor absorção, trocá- los a cada oito horas e suspender o uso caso esteja realizando algum tratamento (para corrimento, por exemplo), já que eles inibem a cura da infecção. Se durante a menstruação a mulher tiver febre alta, diarréia, dor de cabeça, vômitos, desmaios, dores musculares e ardor na pele, deve remover o absorvente e procurar um médico.

23) Se a mulher ficar nervosa, o sangue menstrual pode subir para a cabeça e deixá-la louca.
FALSO Não existe nenhum jeito desse sangue chegar até a cabeça. A depressão e o stress, por outro lado, podem alterar o ciclo menstrual e predispor a cólicas e à tensão pré-menstrual (TPM).

24) Cólicas intensas, sem causa fisiológica, indicam que a mulher está insatisfeita com o parceiro.
FALSO A cólica é produzida pela elevação nas taxas de prostaglandinas e não tem relação com a satisfação sexual da mulher, tanto que virgens também podem ter essas dores. Elas costumam ser mais intensas nos ciclos ovulatórios, isto é, nos períodos em que, caso ocorresse relação sexual, haveria maior chance de uma gravidez.


25) Para evitar doenças como a endometriose e os incômodos da TPM, é aconselhável tomar medicamentos que bloqueiem a menstruação.
VERDADEIRO Desde que sob orientação médica, os métodos e remédios que interrompem a menstruação podem ser usados, sem riscos, para evitar cólicas excessivas, TPMs de difícil controle, endometriose ou tumores de ovário. É preciso tomar cuidado, porém, com os efeitos colaterais, presentes em qualquer medicamento.

26) Durante o sangramento fica-se mais predisposta a infecções urinárias ou vaginais.
DEPENDE Algumas mulheres podem apresentar uma baixa em suas defesas imunológicas, facilitando o aparecimento de herpes ou infecções vaginais provocadas por fungos. Já a infecção urinária não tem relação com o período menstrual.

27) Atletas normalmente menstruam pouco.
VERDADEIRO Bailarinas profissionais, corredoras de longa distância, ginastas e outras atletas que treinam várias horas por dia tendem a apresentar ciclo menstrual irregular (trimestral, semestral ou até mesmo anual). Uma das causas é a deficiência do hormônio estrogênio, provocada pela atividade física intensa. Outra razão pela qual atletas menstruam com menor freqüência é que parte dos hormônios necessários para o sangramento mensal se origina na gordura e essas esportistas possuem índices de gordura corporal muito baixos. Segundo a pesquisadora americana Rose Frish, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o sistema reprodutor feminino sofre prejuízo se o percentual de gordura estiver abaixo dos 17%.

28) Atividade física regular melhora a TPM.
VERDADEIRO Na quarta semana do ciclo menstrual, os níveis de estrogênio e de progesterona diminuem, fazendo com que o sistema nervoso central reduza a produção de endorfinas - substâncias responsáveis pela sensação de bemestar. Com isso surge ansiedade, cólica, dor de cabeça... Como a ginástica estimula a produção de endorfinas, mulheres ativas sofrem menos com os sintomas da tensão.

29) A menstruação pode causar endometriose.
VERDADEIRO Em alguns casos. Existe uma teoria que diz que durante a menstruação as células do endométrio passariam através das trompas de Falópio para a cavidade abdominal, onde se instalariam. Os locais mais comuns de implantação são os ovários, trompas e superfície externa do útero. Além de cólica severa, a enfermidade causa desconforto durante o ato sexual, infertilidade e alterações urinárias durante a fase menstrual.

30) O sexo feminino muda de comportamento quando ovula.
VERDADEIRO Quando não se usa contraceptivos e se está afetivamente disponível, existe uma tendência da mulher expor mais a pele, usar roupas justas e adotar um comportamento mais exuberante durante a ovulação.

31) O desejo sexual aumenta um ou dois dias antes da menstruação.
DEPENDE Durante o mês ocorre uma oscilação hormonal que pode influir no desejo sexual - em certas mulheres a libido é mais intensa antes da menstruação, em outras durante o período menstrual e até depois.

32) O stress emocional pode agravar as cólicas menstruais.
VERDADEIRO A tensão aumenta o nível de prostaglandinas, substâncias hormonais que o endométrio produz na menstruação e que desencadeiam dores e contrações uterinas típicas do período.

33) No período menstrual fica-se mais sujeita a contrair doenças sexualmente transmissíveis.
VERDADEIRO Quando acontece a descamação do endométrio, a mulher fica menos protegida e mais suscetível às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) - por isso, o ideal é usar camisinha.

34) Tensão emocional e mudanças de vida ou de ambiente podem adiantar ou atrasar 'aqueles dias'.
VERDADEIRO Os hormônios que influem sobre a menstruação são produzidos nos ovários e também na hipófise, glândula ligada ao sistema nervoso central. Como esse sistema reage aos diferentes estados emocionais, a angústia e a tensão decorrentes de doenças, perdas ou mudanças no ambiente influenciam na produção hormonal e podem alterar o ciclo.

35) O sangue menstrual é altamente venenoso.
FALSO Antigos povos da Europa imaginavam que o útero produzia uma substância tóxica, a menotoxina. Eliminada com a menstruação, ela seria responsável inclusive pelos sintomas da TPM. A crença é totalmente infundada.

36) A vagina fica mais larga na menstruação.
FALSO As paredes da vagina são praticamente unidas e só se afastam quando algo entra ou sai. Durante a menstruação, o sangue escorre pelo canal vaginal, mas não consegue pressionar os músculos para alargar seu diâmetro.



Share |

4 comentários:

Andreia disse...

Oi Simone,

Muito esclarecedor :)
Beijo,

Andreia
http://universoemcores.blogspot.com

Anônimo disse...

oie ...
adorei muito interessante,valeu.
obrigado.bjoO .tchau


amanda

Anônimo disse...

adorei oque diz sobre o amor, são definições verdadeiras e profundas .

Anônimo disse...

gostei tirou algumas duvidas.